7 Dicas Sobre Blogs Para Quem Está a Começar

março 26, 2015


Olá! Sei que não vim ao blog nos últimos dias, mas tive algumas razões... Não interessa quais. O que interessa é que VOLTEI! E cheia de energia para publicar tudo o que deixei para trás!

Hoje o assunto é blogs. É para ti que queres começar a escrever em um blog mas não sabes por onde começar nem o que fazer. Eu não sou nenhuma expert, mas como estou há um ano no ramo acho que já tenho mais um pouquinho de experiência pessoal.

Tudo o que ensino aqui aprendi por conta própria e errando! Essa é a maior lição de todas: ERRAR! Se não errares pelo menos uma vez não vais aprender!



1. Não deixes o post muito longo. Talvez não seja a pessoa indicada para dizer isto mas a verdade é que eu já desisti de ler muitos post por serem demasiado longos. Eu pessoalmente estou a tentar melhorar essa parte.. O que é um pouco difícil mas acho que estou a conseguir ;)

2. Organiza-te. Muitas vezes dou por mim a ordenar montes de fotos, textos e dicas que quero publicar mas não tenho tempo para tudo. Ou, noutros momentos, a não ter nada para publicar, o que é muito frustrante! Então organiza as ideias, aponta num caderno para não esquecer e tenta distribuir os post pelas próximas semanas para não teres tudo numa só semana e na outra não teres nada. Organização é a chave de tudo!

3. Divulga e interage. Lê outros blogs, partilha e comenta a tua opinião nos mesmos. Junta-te a outras pessoas que estejam no mesmo ramo há mais tempo e tenham mais experiência. Um simples comentário pode ser a chave para uma nova interação, um novo aprendizado e, quem sabe, uma parceria! Usa as redes sociais para publicar o teu trabalho. Isso ajuda imenso.

4. Sem compromisso. Já cometi este erro no passado. Tinha post fixos todas as semanas, por exemplo, segunda sobre decoração, quarta sobre moda, quinta sobre beleza, etc. Isso desmotivou-me imenso e tornou o blog muito artificial. Não ficou bonito! Então eu decidi que neste blog ia ser muito diferente! Sem post fixos!! Eu escrevo quando me apetecer e quando me sentir inspirada. E o blog tornou-se muito mais ativo do que antes.

5. Fala do que gostas e do que sabes. Não trates de assuntos que não tens a certeza que sejam verdadeiros. Isso pode pôr em causa o bom nome do blog. Fala só do que tens a certeza, de algo que possas comprovar ser verdade. Melhor! Dá a tua opinião sincera! Nada de clichés e frases feitas. Podes sempre buscar a inspiração a outros blogs! Desde que não a copies.

6. Sê tu mesma! Este tópico vai ao encontro do que disse em cima. Se fores tu a dares a opinião,  falares do que sabes, do que gostas, o blog pode tornar-se muito melhor. Afinal o teu  blog é o teu espaço pessoal e tu és a pessoa que está por detrás de toda a sua organização. Por isso faz o blog à tua imagem e não à imagem dos outros (ok, esta frase pode até ser cliché mas é a minha opinião sincera :P )

7. Diverte-te!! Tudo o que é feito por diversão torna-se mais fácil e melhor. Se não gostas de um trabalho acabas por te cansar, mas se te divertires vais querer repetir todos os dias! E é isso que tens de sentir ao escrever e partilhar no teu blog! Se não te estiveres a divertir então alguma coisa está mal...


P.S Este post faz parte de um projeto lançado pela equipa do ROTAROOTS. 
O Rotaroots tem o objetivo de resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando pela diversão e pelo amor.

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é muito importante e ajuda o blog a crescer :)

Like Us on Facebook