Mendigos ou Não?

maio 03, 2016


Bom dia meninas! Estão a gostar do novo horário do blog? De manhã é  que se começa o dia e como é preciso começar da melhor maneira, nada melhor do que ler algo meu :P 

Brincadeiras à parte, hoje o assunto é muito sério! Na passada sexta feira assisti a uma palestra lá da escola (sim este ano o que mais existe lá é palestras!) sobre trafico humano. E aqui vocês pensam que eu estou a delirar, o que é que isto tem a ver com o título Rute? Calma, já lá vamos!

Obviamente que esta é uma coisa muito complicada, mas que nós, portugueses, que vivemos aqui no nosso retângulo minúsculo, pensamos que não existe. Pois estamos redondamente enganados! Existe sim. Outro erro muito comum é achar-mos que as pessoas que são traficadas é para prostituição. Mas, como foi comprovado na palestra, não é só para essa área que se traficam pessoas. E ainda pensamos que elas estão fechadas em celas como prisioneiros.
Inocência estúpida. Eles vivem connosco, passam por nós na rua, no supermercado, talvez até estejam contigo no trabalho ou na escola! Estão 'livres' fisicamente, a única coisa que os prende é as ameaças que os impedem de denunciar, de pedir ajuda. 

Até os mendigos são escravos do tráfico humano! Sim, eu também fiquei de boca aberta! Quantas vezes passas por mendigos na rua? Quantas vezes pensas que eles são mendigos 'a sério' ou que são burlões? Quantas vezes passas-te por eles e pensas-te que podiam ser vítimas de trafico humano? Eu nunca tinha pensado nisso! 

Por vezes encontramos crianças a mendigar nas ruas ou à porta do supermercado e, quando lhes oferecemos comida, elas rejeitam. E nós nunca paramos para pensar o porque de elas não aceitarem... Ou qualquer outro mendigo... Por vezes não querem comida e nós automaticamente pensamos que é porque querem dinheiro para outros vícios, que não são mendigos de verdade (sim também existem aqueles que pedem sem precisão...). Nunca nos passa pela cabeça que eles estão a mendigar e que esse dinheiro pode não ser para eles, pode ser para uma rede de tráfico humano. Essas pessoas com quem nos cruzamos podem estar a sofrer, a querer gritar por ajuda, mas que se sentem ameaçados de tal maneira que não podem! 

Esta palestra deixou-me muito pensativa sobre esse assunto e obviamente a partir de agora vou olhar para qualquer mendigo com diferentes olhos, vou analisar melhor a situação dele e o porquê de ele estar ali a mendigar...

Para além desta questão há ainda a possibilidade de nós mesmos nos torna-mos vitimas! Os traficantes nem sempre têm aspecto de delinquentes, maior parte deles tem aspeto amigável (podem ser até amigos ou familiares!) que leva as vítimas a sorrir e ir atrás deles, pois o que eles oferecem é sempre um 'sonho', mas que rápido se torna pesadelo! Desconfiem de tudo e de todos, até da própria sombra! 

Infelizmente estamos num mundo de loucos e hipócritas que fazem de tudo para se sustentar à custa dos outros e com pouco esforço! O ser humano é o pior bicho da face da terra! Disso eu tenho cada vez mais certeza. Não olha a meios para atingir os fins. Não olha para os outros, apenas vê o seu umbigo. Trocam uma pessoa por umas quantas notas mensais! Será que estas pessoas vivem sem consciência?

Desculpem o testamento, mas eu gosto de partilhar sempre os meus pensamentos mais profundos com vocês. Embora goste mais de partilhar textos divertidos e banais, por vezes é preciso parar um pouco e refletir sobre assuntos mais sérios.

Facebook Instagram | Twitter | Snapchat: wib_dayvlog

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é muito importante e ajuda o blog a crescer :)

Like Us on Facebook