Uma Escapadinha por AVEIRO

By Rute Marques - setembro 04, 2019


Hey hey hey!
Olhem só quem voltou ao blog depois de muitos, mesmo muitos meses sem dar sinais de vida! Acho que esta foi a minha ausência do blog mais longa em 5 anos. Mas acreditem, tive muitas saudades de escrever por aqui! Um dia talvez escreva sobre o que me levou a desaparecer e tudo o que se passou entretanto.

Por agora, não desanimem malta, as férias estão a acabar, mas eu ainda pretendo manter vivas as memórias do sol a escaldar na pele e da água refrescante no corpo.
Bem-vindas de novo ao blog (ou se estás aqui pela primeira vez segue já o blog para ficares a par das novidades!) e hoje vamos conhecer Aveiro!

O mês passado, eu e o boyfriend fomos passear até Aveiro, durante 4 dias. Uma espécie de escapadinha do mundo dos exames e primeira lua de mel! O objetivo era mesmo aproveitar-mos o tempo juntos e desfrutar-mos do melhor que Aveiro tinha para nos oferecer.

PRIMEIRO DIA ..

Chegámos ao Hotel ainda de manhã, como era cedo para fazer o Check In decidimos “apalpar terreno” e caminhar pelas redondezas. Ficámos hospedados no Hotel Afonso V pelo que descemos a rua em direção à Ria de Aveiro. Qual não foi o meu espanto quando descobri que logo ali, a 5 passos de distância estavam logo várias atrações turísticas pelas quais eu pretendia passar, começando pelas “I Love Aveiro Stairs”.


Demos a volta ao Mélia Ria Hotel & Spa, passando pela Antiga Fábrica de Cerâmica e percorremos o Jardim Fonte Nova, apreciando as paisagens e monumentos que por ali estão, como o Monumento ao Ovo Mole – doce típico da região. No Final do Côjo encontramos, de um lado o Mercado Manuel Firmino com pequenas barracas e negócios tradicionais da zona, e do outro o Fórum de Aveiro, repleto de lojas modernas a que já nos habituámos.


Depois de almoço decidimos ainda passear pelo Jardim do Rossio onde encontrámos uma pequena feira de artesanato, pudemos descansar um pouco e apreciar, mais uma vez, a beleza natural da Ria.
De regresso percorremos a Rua de Coimbra - onde pudemos observar as estátuas da ponte, representantes de figuras tradicionais da cidade - visitámos a Praça da República, os murais da Praça da Republica, o Teatro Aveirense e a Catedral de Aveiro ou Igreja de São Domingos.


O percurso ao longo do canal do Côjo é repleto de muito verde e locais turísticos, paredes com arte desenhada e onde podemos apreciar, quase todo o dia, os moliceiros que vão passando. É também neste local que encontramos a Ponte dos Namorados ou Ponte dos Lacinhos. 


Em menos de 20 minutos descobrimos que Aveiro é uma cidade pequena, onde não precisas de andar muito para descobrires todos os recantos e segredos desta cidade.


Se quiserem visitar Aveiro e descobrir estes locais todos, acreditem que o podem fazer em 1 dia ou 2 no máximo. A cidade é realmente pequena e conseguem percorrer a maior parte dos monumentos e locais turísticos no mesmo dia. Nós decidimos prolongar a estadia para podermos apreciar também as praias.

SEGUNDO DIA ..

No segundo dia da nossa estadia em Aveiro, após um pequeno-almoço delicioso na Pastelaria Ramos, fomos em direção à Praia da Barra para podermos aproveitar um dia de praia.
Estava um ventinho típico, e como já chegámos perto da hora de almoço demos uma volta por lá, visitando o Farol da Barra e percorrendo o grande paredão que separa as águas doces da Ria das Salgadas do Mar. Foi uma boa caminhada que abriu o apetite para o almoço e também para apreciar o mar calmo que encontrámos.



A água estava gelada, mas refrescava com o contraste do dia ventoso, mas bastante quente! Aqui pudemos realmente relaxar e apreciar o tempo a dois.
No final do dia, já pelas 18h, o sol ainda prometia, porém o vento já se tornara desconfortável. Pelo que pegámos na trouxa e visitámos a praia logo ao lado, onde já tínhamos ido na nossa primeira visita a Aveiro – a Praia da Costa Nova.


Pudemos ver as típicas casas às riscas e coloridas, tirar as típicas fotos e percorrer mais uma vez os passadiços do areal, apreciando o mar e o sol, cada vez mais baixo. Sentámos ainda na areia a petiscar junto com uma companheira muito especial! :P



TERCEIRO DIA ..

No terceiro dia da viagem fomos dar o tão conceituado passeio de moliceiro. O passeio fica a 10€ por pessoa e dura 45 minutos, percorrendo os 4 canais da Ria de Aveiro.
Depois do nervosismo inicial e friozinho na barriga, foi um passeio agradável. Podemos apreciar as paisagens das margens em volta ao mesmo tempo que íamos ouvindo e descobrindo um pouco mais da cidade. Por um lado não vimos nada de novo ou de diferente porque já tínhamos feito a viagem a pé, mas foi bom poder ver de outra perspetiva e valeu a pena pela experiência – nem que seja só para dizer que já andei de barco eheh.


A tarde foi passada de novo na Praia da Barra. Como disse prolongámos a estadia para poder-mos fazer praia. Inicialmente era para irmos a São Jacinto, mas a Barra conquistou-nos enquanto praia e aquele mar super calmo e refrescante.
Eu, que não sou fã de praia, fiquei apaixonada por esta e desejosa de voltar um dia. Este foi sem dúvida o ponto alto das nossas férias!

QUARTO DIA ..

Já de despedida a esta cidade, depois de mais uma volta pelas ruas que ladeiam a Ria, experimentámos um Brunch na Doce Infusão.
Aqui fica a última e deliciosa foto deste post!


Vocês já visitaram Aveiro?
Que outras cidades portuguesas vocês aconselham conhecer? Sugestões aceitam-se ;)

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei as fotos :D No meu caso, tenho de ver se me escapo é até Coimbra :P

    Blog: The Choice | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E serás sempre bem-vinda! O Enzo sabe como entreter os nossos convidados e fazer umas diabruras ;P

      Vem quando quiseres que estaremos à tua espera!

      Eliminar

A vossa opinião é muito importante e ajuda o blog a crescer :)