Como me Organizo?

By Rute Marques - julho 06, 2017

Olá B-longers!

O meu primeiro ano de faculdade foi um bocado difícil, pois tive mil e uma coisas para fazer e não me conseguia organizar. Não correu mal, mas sei que podia ter corrido melhor. Por exemplo, se fosse mais organizada não teria deixado o blog para trás...

O bom deste ano foi também que consegui aproveitar ao máximo dentro dos meus limites e diverti-me bastante, por isso não me arrependo.

Por outro lado foi também um caos! ahah E não quero que isso se volte a repetir no próximo ano. Portanto tenho mesmo de me focar na organização e rezar para que tudo dê certo!

Hoje vou partilhar com vocês as experiências de uma pessoa desorganizada, mas que, pelo menos, tenta organizar-se xD

AGENDAS

Bem, eu comecei por tentar as agendas.
No entanto, sempre notei que isso não resultava muito para mim... Ter horários e rotinas não é o meu forte. Gosto de improvisar... Por esse facto já era mau ter uma agenda..

Além disso, nunca a trazia comigo. Outra coisa é que não a achava completamente chamativa para eu anotar qualquer coisinha que me lembrasse. Para isso tinha de ter sempre a agenda e uma caneta à mão, o que nunca acontecia! (por preguiça também...)

Por isso desisti de comprar agendas, porque era dinheiro jogado fora. Este método NÃO funciona para mim.

APPS

As apps vieram substituir a agenda!
Passei por muitas que não gostei, até que finalmente encontrei as indicadas!!


Momentum: o momentum é uma aplicação do chrome que eu descobri à alguns meses e tenho vindo a usar desde então. 
Esta app tem uma opção para To-Do list, ao centro tem as horas, dá-me os bons dias ou boas noites e permite-me escrever qual o meu objetivo principal do dia.

É bastante intuitiva. Mostra todos os dias uma imagem de fundo linda e diferente, bem como uma frase inspiracional. 

Eu tenho como página inicial, ou seja, cada vez que abro um separador no chrome, aparece a lista de coisas que ainda tenho de fazer, o que é, digamos, uma chapada na cara desta pessoinha preguiçosa!

A desvantagem é que esta app só me permitia aceder à lista enquanto estava a trabalhar no computador... O que queria dizer que apenas umas horas do meu dia eu me responsabilizava por fazer as coisas que lá escrevi. Além disso, para as apontar tinha de ter o PC ligado, portanto quando algo me surgia a meio do dia, não tinha como apontar e acabava por me esquecer, o que não torna esta app 100% funcional.


Bright TODO: esta sim é a minha aplicação favorita!

Tem três opções para vocês anotarem o que têm para fazer. 1.calendário para agendarem os vossos compromissos. 2.lista de tarefas diárias. 3.lista de hábitos (diários, semanais ou mensais).

Na lista de tarefas eu aponto QUALQUER coisa que tenha para fazer naquele dia. Aponto até lembretes de aniversário! Qualquer coisa que eu não queira esquecer.

Esta lista tem vários pontos positivos.
Primeiro, quando vocês apontam uma tarefa tem opção de criarem notas relativas a essa tarefa. Por exemplo, eu tenho de escrever post no blog. Ponho 'Escrever post para Blog'. Nas notas coloco o título dos post que tenho de escrever naquele dia. Desta maneira sei pormenorizadamente o que tenho de fazer.

Tem também a opção de adicionar um alarme, caso tenham uma hora específica para fazer aquela tarefa ou não queiram esquecer-se dela.

Uma coisa que eu adoro nessa app é que, se não assinalarem essa tarefa como feita, ela vai aparecer no dia seguinte, em vermelho. Assim conseguem ver as tarefas que se esqueceram ou não conseguiram fazer e tornarem-nas uma prioridade!

Se vocês adicionarem um hábito esse hábito irá aparecer à parte, todos os dias, ou todas as semanas/meses nos dias que vocês selecionarem. É ótimo para vocês anotarem coisas que fazem todos os dias ou querem começar a fazer. Por exemplo, eu tenho pilates!

Podem 'brincar' muito com a aplicação. Nos hábitos podem por todos os dias, 2 em 2 dias, 4 em 4 semanas, 5 em 5 meses, etc. As opções são infinitas!

Ou seja é uma aplicação completamente personalizável, prática e facilmente acessível, uma vez que anda sempre com vocês no bolso! 


Evernote: uso ainda, como complemento das últimas duas, o Evernote.

Dá para aceder tanto no telemóvel como no computador, estando online ou offline. É uma aplicação que permite criar várias notas e organizá-las por álbuns. 

Uso mais para criar textos. Por exemplo, quando estou no autocarro e me apetece começar a escrever um novo post, ou para guardar aquela receita que vi na internet e poder acedê-la em qualquer lugar.

Posso também criar listas de coisas para fazer, coisas para comprar, looks que quero fotografar, etc. Uso quando tenho de apontar várias coisas num só sítio. Torna-se bastante útil!

BULLET JOURNAL

O Bullet Journal é algo que me surgiu à pouco tempo.
Sempre mantive um diário desde a infância. Mas agora pouco ou nunca lá escrevo. Tenho necessidade de ter algo físico para apontar os meus pensamentos e memórias, mas ao mesmo tempo que sirva para me organizar. Algo mais adulto, diga-mos.

O Bullet Journal parece ser o método indicado para conjugar estes dois. Mas nunca tive ou tentei fazer um, e nem sei bem por onde começar.

Esta é uma ideia recente, que irei contar mais para a frente como correu.


E este é o post de hoje. 
Um bocado grande, eu sei! Mas espero ter ajudado as desorganizadas por aí :P

Quais os métodos que usam para se organizarem?

Facebook Twitter Instagram | Youtube Snapchat: wib_dayvlog

  • Share:

You Might Also Like

8 comentários

  1. também não funciono muito bem com agendas, por isso, vou recorrendo às apps!

    Visita-me ❤ Freedom Girl // Instagram

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que me dava um treco sem a minha agenda! É mesmo um essencial para mim!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aahah para quem se consegue habituar creio que já seja bem assim como dizes!
      Eu dava-me um treco sem a app! ahah

      Beijinhos linda!

      Eliminar
  3. Adorei o post! Eu sou mega fã de agendas mas com a correria dos meus dias acabo por nem para isso ter tempo :/ E as apps são as minhas melhores amigas ahah
    Beijo

    thebrunettetofu.blogspot.pt / em breve keke.pt

    ResponderEliminar
  4. Os meus métodos de organização andam a falhar um bocadinho ahahah. Adorei o post deu-me algumas ideias e muita inspiração para melhorar os meus métodos.

    Beijinhos,
    La La Land

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te ajudei de alguma forma! Obrigada pelo comentário!
      Beijinhos!

      Eliminar

A vossa opinião é muito importante e ajuda o blog a crescer :)