"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen

By Rute Marques - abril 22, 2016


Como já tinha dito, este era um dos meus livros de eleição para ler este mês. A sua leitura demorou mais do que eu esperava, não porque o livro era desinteressante, mas sim porque acabei por pôr várias outras coisas à frente. 
Assim sendo, só terminei a leitura há uma semana e pouco...

Sobre o livro, este é um romance britânico publicado no inicio do séc. XIX. 
Elizabeth Bennet é a personagem principal do livro. Logo desde o início fiquei encantada pela sua maneira de pensar e de ver as coisas, a sua perspicácia e pertinência que não era própria para as senhoras da época que apenas se importavam em arranjar um marido rico para casar. Elizabeth pensava apenas em casar com alguém que amasse verdadeiramente e ela soubesse que a faria feliz.


Não posso começar a falar da história sem antes apresentar toda a família Bennet:
Mr Bennet é um personagem culto, inteligente que não se deixa influenciar pelas frivolidades da época. O único que consegue ter juízo naquela família, para além de Elizabeth. Sendo o pilar da família, embora não consiga manter a ordem dentro de sua própria casa, põe termo a algumas atitudes da mulher que ache exageradas.
Mrs Bennet é uma mulher tresloucada, pouco inteligente cujo único objetivo da vida é ver as suas 5 filhas casadas com os homens mais ricos que lhes aparecer. As suas maneiras em sociedade causam vergonha às suas filhas mais velhas.
Jane é a filha mais velha, melhor amiga e confidente de Elizabeth. Tímida, reservada, doce e sensivel, não consegue ver os defeitos dos outros.
Elizabeth é a segunda filha de Mr e Mrs Bennet. É inteligente, atraente, alegre e sincera (já perceberam porque me identifiquei né XDD). Seleciona as pessoas com base nos seus julgamentos.
Mary é a mais sossegada. Tenta instruir-se em música, passa os dias a ler e detesta festas e bailes.Tenta ser a mais culta da família, mas acaba por passar vergonha ao cantar em público porque canta muito mal.
Kitty é uma rapariga tola de 17 anos que vive à sombra de Lydia. 
Lydia, por sua vez é a mais nova de todas, mas também a mais teimosa e tola. Igual à mãe, gosta de 'flertar' com os militares e a sua educação em sociedade é péssima, envergonhando toda a família, embora ela não se importe. É a preferida de Mrs Bennet


Feita a caracterização desta família caricata, já se poderá adivinhar qual seria a reação da família quando soube que um cavalheiro bem a nível financeiro comprara casa na vizinhança. Mrs Bennet implora ao seu marido que o visite e lhe ofereça um almoço em sua humilde casa, com o fim óbvio de que uma das suas filhas lhe agrade.

Os seus desejos tornam-se realidade ao ver que Mr Bingley fica encantado com a sua filha mais velha, Jane. Porém Bingley não está sozinho. Vem acompanhado de sua irmã, Caroline, que despreza a família Bennet logo no primeiro dia, considerando-os inferiores. E um cavalheiro, mais rude e orgulhoso, Mr Darcy.

Elizabeth ganha logo uma certa antipatia por Darcy, acha-o demasiado distante, rude e preconceituoso, tal como a maioria da sociedade de Netherfield...
Quando conhece um militar (Mr Wickham) que teria sido próximo a Darcy no passado, Elizabeth esforça-se por saber tudo sobre a vida dele, apesar do seu ódio.
Enquanto isso, e sem Elizabeth se aperceber, Darcy começa por se sentir apaixonado por ela... 
Porém os contras dessa relação são maiores e mais fortes do que os prós...

O romance destes dois casais, Jane&Bingley e Elizabeth&Darcy, torna-se o ponto principal da história. Cada um começa à sua maneira, cada um sofre as suas consequências, cada um ama à sua maneira. 

O romance entre Elizabeth e Darcy foi obviamente o que me despertou mais interesse! Desde o inicio estava lá, nas entrelinhas todo o sentimento de Darcy por Elizabeth, mas ela estava tão cega pelo seu ódio, pela aparência e pela opinião dos outros a respeito dele que não via a realidade... Durante o livro dava aquela vontade enorme de saltar lá para dentro e ter uma conversinha séria com ela, fazê-la abrir os olhos! XD


O livro foi adaptado para cinema, se calhar vocês até já o viram. Vou deixar aqui o trailer para terem mais ou menos a noção dele, embora eu ache que o livro vale 3 vezes mais do que o filme! 

No filme acontece tudo muito rápido.. Não dá para apreciar bem o romance das personagens, enquanto que no livro o romance é muito mais demorado e as peripécias que ocorrem no meio deixam-nos com sentimentos super diversos. 

É a grande diferença entre um livro e um filme (no geral), por isso é que eu prefiro sempre o livro, embora também adore ver filmes. Mas o livro tem sempre outra magia.

Facebook Instagram | Twitter | Snapchat: wib_dayvlog

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Opa gosto tanto deste livro! É uma história linda, uma escrita linda, tudo lindo.

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim também adorei ler! Está já num dos meus preferidos :D

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa com o livro!
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. eu nao sei porque mas prefiro sempre os filmes, talvez por poder ver td seguido enqt q nos livros levo dias a ler, se nao meses haha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aahahah eu depende do livro, mas neste caso o livro dá-te muito mais emoção do que o filme! :) Experimenta!

      Eliminar
  4. Vou-te ser sincera! Deixaste-me suuuuuper curiosa para ler este livro! Já tinha curiosidade mas fui sempre adiando porque nunca entendia bem a história. Vi alguns bocadinhos do filme na televisão e não entendi nada (um pouco porque tem muitos nomes e eu com nomes é um caso complicado). Mas como falam imenso nessa história sempre fiquei curiosa em ler o livro e então depois ver o filme de fio a pavio ;) Já está na minha lista para ler no verão! ;)

    Beijinhos, Brenda C.
    The Lonely Tree

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pessoalmente acho que o filme ficou distante do livro pelo facto de os acontecimentos correrem todos uns em cima dos outros. Acho que se perdeu aquela essencia que o livro transmite... O romance entre Darcy e Elizabeth é algo demorado, ela ainda leva algum tempo para perceber... E isso no livro deixa-nos sempre na expectativa, de coração apertadinho :D
      No filme nao!
      Se já viste o filme entao a leitura do livro nao será tão prazerosa, digo eu! Eu não gosto de ler o livro depois de ver o filme. Mas ainda assim lê e vem contar aqui para a gente como correu essa leitura :) Beijinhos!

      Eliminar
  5. já vi o filme, tb considerei desinteressante no início, mas depois amei! o livro deve ser difícil...

    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é muito dificil... eu acho que está mais ou menos equilibrado :)
      No inicio o livro também é desinteressabte mas no fim compensa tudo! ahah devorei o fim em um dia :D

      Eliminar

A vossa opinião é muito importante e ajuda o blog a crescer :)