ACMA | Tecnologia

By Rute Marques - março 31, 2018


Hello B-Longers!
Tudo bem por esse lado? Ainda não abusaram dos doces da Páscoa certo? (ou talvez seja abusadoras como eu que a páscoa começa no fim de semana antes xD). Whatever, hoje estamos aqui para mais um post ACMA! yeyey!

Bom este mês o tema é Tecnologia e não há tema mais atual e abrangente do que esse, right? Vivemos num mundo tecnológico em que cada vez mais inventam uma máquina inovadora que dá para fazer qualquer coisa de extraordinário. Não há praticamente nada que hoje em dia não se faça pela internet! Falta pão em casa? Compra online e entregam em casa. Não tens jantar? Encomenda um pizza pelo telemóvel. Queres encontrar aquele vestido lindo? Nada que não se resolva num dos milhares de sites de moda online.
E na saúde? Estás com dores? Queres uma consulta? Precisas daquela receita? Sem stress porque já podes marcar com o teu médico ou até seres atendido online ou por télemovel! Fazem uma consulta rápida, na hora e sem teres de aguentar aquelas horas maçadoras na sala de espera!
Fantástico certo?

Ligando a tecnologia à área da saúde, hoje é fantástico termos acesso imediato ao nosso corpo através de simples máquinas que conseguem olhar para dentro de nós. Mas será que é só das máquinas que é 'feita' a tecnologia?
E se eu vos disser que nós próprios, profissionais de saúde poderíamos ser considerados tecnologia?

Nunca tinha pensado no assunto, mas o incrível deste projeto ACMA é que me deixa ter espaço para pegar num tema e ter a curiosidade de pesquisar mais sobre ele de modo a ter aquele post super diferente do habitual. 
Eu pensei, de algum modo, em associar a tecnologia aos cuidados de saúde de uma forma diferente. O que me levou a pesquisar e a encontrar um artigo fantástico que associa os enfermeiros a autênticas máquinas tecnológicas. Estranho não?

Mas alguém sabe o que é realmente a tecnologia?? Eu dou-vos alguns dos conceitos que encontrei:
  • Tecnologia é uma atividade essencialmente prática
  • Utiliza formulas criadas pela ciência para criar aparelhos que satisfação as necessidades dos homens.
  • O termo téchne significa fabricar, produzir, fazer ou construir. Pode ser também compreendida como habilidade em geral, o método, a maneira, o modo de fazer.
  • Tecnologia é também um conjunto de conhecimentos (científicos e empíricos) sistematizados, em constante processo de inovação, os quais são aplicados pelo profissional de enfermagem em seu processo de trabalho, para o alcance de um objetivo específico.
Ora, não só temos de olhar para a pessoa em situação crítica, como também para todos os aparelhos que esta possa ter. A tecnologia na enfermagem não pode ser generalizada, uma vez que terá de responder às necessidades de cada pessoa afim de oferecer um cuidado mais individual. 
Infelizmente nem sempre é possível e pela pouca experiência que tenho na área vejo que muitas das vezes é impossível individualizar os cuidados e estar atenta a uma pessoa quanto mais a todas as máquinas que esta transporta?

Eu dei o exemplo da enfermagem (por ser o meu curso e interessar-me cada vez mais em descobrir coisas nesse contexto), mas penso que se pode aplicar o mesmo em todas as áreas profissionais. Afinal a tecnologia não passa de uma "pescadinha de rabo na boca" que nos facilita em muito a vida, mas também é um estorvo quando aparecem novos aparelhos ou várias máquinas complexas de lidar!

Eu adoro a tecnologia, confesso que sem ela já não consigo viver em condições, no entanto é também um grande fator de stress e até prejudicial.

E vocês, como lidam com a tecnologia? São contra? Ou acham que deve ser usada em moderação?

Facebook Instagram | Pinterest


[Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui]


Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona trazer a cultura de volta à internet com temas bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook e/ou ler a nossa revista digital.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Achei o post e o tema em discussão bem interessantes!
    Eu sou a favor da tecnologia, acho que é uma grande mais valia (o teu exemplo da área da saúde e também dos novos equipamentos de diagnóstico ilustram bem isso), mas acho que cada um de nós tem de saber tirar o melhor partido dela. Usar um telemóvel ou um computador pode ser muito bom, mas passar dias inteiros centrados neles já não.

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bem-Vinda ao Blog :)
      Sim tens toda a razão! Passar dias agarrados ao PC ou telemóvel já é um abuso. Dou por mim a sair com os amigos e estar sempre agarrada ao telemóvel o que me impede de aproveitar por completo!
      Já se está a tornar um vício tão grande que acho que se não começarmos a lutar contra essa onda um dia vamos ser engolidos pela tecnologia!

      Obrigada pelo teu testemunho <3

      Eliminar

A vossa opinião é muito importante e ajuda o blog a crescer :)